31- Está escrito!

    

                Recebi recentemente, através do Facebook, uma tirinha contendo uma mensagem digna deste Blog. Analise-a.

                 À primeira vista parece uma brincadeira ateísta, mas existe uma profunda crítica nesta tirinha. Apesar dos debates, muitas vezes calorosos que li no site de origem da informação, entendo que a intenção da tirinha é questionar a veracidade da Bíblia. Se ela contém toda a verdade e se foi escrita por homens “inspirados” por Deus como acreditam seus seguidores.


                Quem acompanha este Blog já deve ter lido a página Quem escreveu a Bíblia?, onde discuti as razões pela qual não acredito na versão atual da Bíblia aceita pela Igreja. Também não acredito na inspiração divina que envolve todo o mistério contido na Bíblia, como já foi discutido na página A inspiração divina. Outro fato que deve ser levado em consideração é para qual “time” você está torcendo, para os cristãos, hindus, budistas, etc.
                Os livros sagrados são obras literárias presentes nas principais religiões, cujos autores teriam recebido uma possível revelação divina, portanto, pessoas iluminadas ou profetas que podiam se comunicar com as divindades inspiradoras. Existe uma grande diversidade de livros sagrados: no cristianismo existe a Bíblia; no judaismo existe a Torá (Velho Testamento); no hinduísmo, o Bagavadguitá; no bramanismo, o Mahabharata; no islamismo, o Alcorão; no budismo, o Tripitaka e, se fosse na época dos maias, acreditavam no Popol Vuh.
                Não estou discutindo a existência de Deus, mas a justificativa: “Existe porque está escrito”. Se Deus teve a intenção de passar informações para nós, qual livro sagrado é o verdadeiro? Posso ter diferentes deuses em cada livro sagrado citado acima, bem como histórias fascinantes.  Cada pessoa recebe o seu Deus de acordo com o local que nasceu ou a crença de seus familiares. Você que é provavelmente cristão (como 1/3 da população mundial) tem Jesus Cristo como filho de Deus, entretanto, em outras grandes religiões (2/3 da população mundial)  apenas se ouve falar de Jesus Cristo, mas Ele não tem a menor importância.
                Como os livros sagrados possuem informações diversificadas e diferentes e, segundo seus fiéis, todos foram escritos por uma inspiração divina, só posso aceitar duas opções: existem muitos Deuses com formas e poderes diferentes ou não existem deuses e tudo o que foi escrito até hoje está limitado à criatividade humana. Em qual destas opções você se enquadra? Você continua com um Deus onipotente descrito na Bíblia, porque o seu “time” é melhor do que o do outro? Qual é a sua verdade?
Edson Perrone
ecperrone@gmail.com


Fonte do tirinhahttp://memetizando.com/2011/12/27/quem-tem-razao/ (modificado para adequar à publicação)