32- A vida sagrada

                Eu já estou “careca” de dizer NÃO SOU O DONO DA VERDADE e NÃO ESTOU INTERESSADO EM MUDAR A RELIGIÃO DE NINGUÉM. Não defendo nenhuma religião porque não concordo com elas, portanto, não posso mudar a religião de alguém. Se isto aconteceu foi porque esta pessoa teve uma doutrinação fraca e, com o passar do tempo, deve ter ocorrido uma profunda mudança no modo de pensar, adotando um novo “rótulo” com problemas similares. Se, simplesmente, abandonou sua religião é porque passou a observar o óbvio ou o “outro lado da moeda”.

            No mesmo email que continha o comentário descrito acima sobre “meu objetivo” de mudar as pessoas tinha uma citação de James Rachels: “Uma pessoa não pode ser darwinista e manter de modo lógico a opinião tradicional de que a vida humana é sagrada”. Com esta citação me questionava: “Se uma pessoa não acredita que a vida humana é sagrada, ela pode ser cristã?”. Na pergunta podemos observar um exemplo típico de radicalismo que ainda envolve algumas religiões. Sinto pena das pessoas que se sentem a única espécie sagrada, passando para o segundo plano todo o resto da “criação divina”. Imagino um indivíduo hinduísta analisando a pergunta, porque a vaca é um dos animais mais sagrados na sua concepção. Quem está certo?
            A falta de conhecimento ou, simplesmente, incapacidade de análise racional leva alguns religiosos a se fechar dentro de seu mundo e ficar sem perspectivas. É bom registrar que o Vaticano, através do papa João Paulo II anunciou que "a evolução é compatível com a fé cristã". O problema é o homem, a imagem de Deus, que não poderia ser um simples primata. Aconselho a leitura de dois textos: O homem veio do macaco? E A origem do homem.

            Este é o grande problema para quem acredita que o homem é um animal especial, porque passa a entrar em conflito com a Evolução Biológica. Somos animais como outro qualquer, apenas um pouco diferente devido a uma seleção natural que ocorreu ao acaso. Mas nós somos racionais! Será? Não conheço qualquer animal que possa destruir partes do nosso planeta. Você conhece? Só o homem! Cadê a racionalidade? Então vamos para o sentimento. Só o homem possui sentimento! Você já teve um bichinho de estimação (cão, gato, etc)? Continua com a mesma opinião de que os animais não possuem sentimento? Só se você não possui.

            A vida é a coisa mais linda que existe e pode ser única no Universo, embora eu não acredite que estamos sós. Uma das palavras mais difíceis de conceituar é a vida. Já foi discutida pelas melhores mentes da nossa história e uma definição geral não apareceu. Eu não sei como a vida começou e nem sei se só existe vida na Terra. Aceito hipóteses que foram amplamente discutidas até que apareça outra para substituí-la. Alguns radicais religiosos continuam a sua cruzada contra Darwin e sua Teoria, dizendo que Darwin errou quanto a origem da vida. Entretanto, continuo extremamente abismado pela falta de conhecimento científico destas pessoas radicais porque Darwin nunca falou sobre como surgiu a vida, apenas tratou de sua evolução. Eu já discuti em vários textos este assunto, mas a pobreza, este “vírus” impregnado na mente dos radicais, impede abrir seus horizontes e continuam com suas crendices. Os comportamentos destes religiosos são regidos por paradigmas sempre considerando a principal frase: “é assim, porque é”. Lembro-me de um exemplo de paradigma que reflete perfeitamente este comportamento. Embora eu não tenha a fonte deste exemplo, vou aqui tentar simplificá-lo:

            Em um experimento feito sobre o comportamento animal, foram colocados em uma jaula 5 macacos, uma escada no centro e um cacho de bananas no topo da escada. No chão da jaula tinha alimento suficiente para os 5 macacos. Quando algum macaco subia na escada para tentar comer as bananas, imediatamente, jatos de água fria eram liberados sobre todos os 5 macacos forçando o que subiu na escada a descer e não comer as bananas. Este procedimento se repetiu várias vezes, até que um macaco tentou mais uma vez subir na escada e foi imediatamente atacado pelos outros macacos na tentativa de não se molharem. Assim, toda vez que um macaco tentava subir na escada apanhava dos outros.

            A segunda fase do experimento começou. Um macaco foi substituído por outro. O macaco novo não sabia sobre os jatos de água e nem da agressão dos outros macacos, portanto, tentou subir a escada para comer as bananas e foi, imediatamente, agredido pelos outros macacos. A substituição dos macacos foi acontecendo progressivamente, até que todos os macacos da jaula eram novos. Quando um tentava subir a escada para pegar as bananas, apanhava dos outros. O interessante é que estes macacos nunca tomaram banho de água fria, portanto, criou-se um paradigma, com comportamento estabelecido. Não pode subir na escada porque não pode!

            Escuto pessoas falando coisas que na minha cabeça moldada dentro dos conceitos científicos são difíceis de aceitar simplesmente por aceitar, portanto, sempre me questiono: Por que é assim? Pode ser assim? Existe outra explicação? No meu artigo “O outro lado da moeda”, existe um debate que resume os 30 textos dos Blogs Dogma 1, 2 e 3, onde trato do assunto.

            Os últimos criacionistas fixistas que se apoiam em crendices milenares e arcaicas devem rezar com todas as suas forças para o mundo parar como está e torcer para que nenhuma descoberta científica aconteça. Desta forma, eles não precisam ceder mais um pouco, evitando abandonar os últimos lastros de suas convicções absurdas.

            Voltando à pergunta que gerou este artigo: “se uma pessoa não acredita que a vida humana é sagrada, ela pode ser cristã?”. Podemos observar uma imensa pobreza de imaginação ou uma imaginação muito fértil porque o questionador deve acreditar em metáforas como a de Adão e Eva e do dilúvio global de Noé entre outras. Para facilitar a discussão, aconselho uma leitura nos artigos “Adão e Eva” e “O Dilúvio”.

Finalizando, respondi ao questionador que, segundo o dicionário da língua portuguesa, cristão é o que professa o cristianismo, lhe é relativo ou é aquele que professa a religião de Cristo. No meu livro “Entre o céu e a Terra” cito que Tomás de Aquino, um padre dominicano do século XIII, não pensava no Gênesis bíblico como uma dificuldade para as ciências naturais, porque a Bíblia não era um manual científico, portanto, as Escrituras deveriam ser estudadas evitando as armadilhas de uma interpretação estritamente literal. Para Tomás, o sentido literal da Bíblia incluía metáforas, comparações e outros modos de expressão úteis para acomodar a verdade bíblica à compreensão dos leitores, assim, as demais considerações sobre o homem contidos na Bíblia são outras metáforas úteis para a compreensão do texto global, portanto, para um darwinista cristão toda vida é sagrada, sem preconceito.


Edson Perrone

ecperrone@gmail.com


PERRONE, E.C. Entre o céu e a Terra. Vila Velha. Ed. Grafer. 2011.

VOLTAR -